Saúde - Terça-feira, 31 de Janeiro de 2023

Município promove Campanha Janeiro Roxo, em conscientização e prevenção sobre a hanseníase

A Prefeitura do município de Guaíra, através da Diretoria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, promoveu no neste mês a Campanha “Janeiro Roxo”, reforçando a necessidade de prevenção, mobilização e combate à Hanseníase.

As ações de conscientização percorreram unidades de saúde, centro da cidade e unidades bancárias, a fim de lembrar a comunidade guairense sobre a importância do diagnóstico precoce e os tratamentos contra a doença, ofertados de forma gratuita pelas Unidades de Saúde da Família do município.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado. A infecção por hanseníase acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece. As lesões neurais decorrentes conferem à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.

Previna-se, procure uma unidade de saúde, o diagnóstico é essencial contra a doença.