Assistência Social - Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2023

Prefeitura inicia implantação do Projeto RHUA (Recomeçar, HUmanizar e Acolher) para pessoas em situação de rua em Guaíra

A prefeitura de Guaíra, através de seus diversos departamentos, liderados pela Diretoria Municipal de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, está com um novo projeto para ser implantado neste ano de 2023 no município.

O projeto RHUA (Recomeçar, Humanizar e Acolher), que mira em pessoas em situação de rua na cidade, está em fase de discussão, com diversas propostas já discutidas e apresentadas ontem, dia 12 de janeiro, durante reunião na Casa da Cidadania, com a presença das equipes de assistência, da diretoria de Saúde e CAPS, Guarda Civil Municipal, Associação Lar e Secretaria de Agricultura.

Entre os setores responsáveis, que executam o serviço direta e indiretamente, foram discutidas e propostas ações, já que existe uma grande atenção do governo para reduzir as dificuldades e melhorar a situação das pessoas que estão morando pelas ruas de Guaíra, atualmente.

O objetivo é assegurar seus direitos e conscientizar, não só eles, mas também a comunidade, para acabar com estereótipos, viabilizando as políticas públicas para que eles tenham outras opções e sejam reinseridos socialmente, com um trabalho de resgate, inclusão social e até mesmo familiar, em alguns casos. “Por meio desse acompanhamento especializado, nós poderemos identificar o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, afirma a diretora de assistência, Maria Adriana Gomes.

Entre as propostas, estão: mutirão de atendimento pelas praças e principais locais escolhidos por essas pessoas, fazendo atendimento de saúde, com realização de exames e vacinação, inscrição ao Cadastro Único para aqueles que não possuem para que tenham acesso a benefícios sociais, organização de documentação e também atividades laborais e terapêuticas. A ideia também visa incluir esses moradores no projeto da horta comunitária, juntamente com a secretaria de agricultura, e fazer todas as orientações para que tenham melhores condições de vida.

Além disso, a proposta do Projeto RHUA também é orientar a população guairense a respeito das abordagens que eles recebem dessas pessoas em situação de rua, evitando dar esmolas e orientando a procurarem a Casa de Passagem (antigo Albergue), implantada em 2022, através da ALAR, já pensando na melhoria do atendimento dos moradores.

Em breve, será realizado um fórum, convidando todas as autoridades, para apresentar as propostas e ações que serão realizadas no ano de 2023.

“Nosso governo quer o melhor para a cidade, atendendo todos, principalmente aqueles que mais precisam das ações das nossas políticas públicas, como os moradores de rua, que têm seus direitos e precisam saber que eles têm acesso a isso em Guaíra.  Vamos trabalhar para oferecer um serviço que oriente cada morador a superar a sua situação de rua”, afirma o prefeito Junão.

CASA DE PASSAGEM - O Serviço de Acolhimento na modalidade Casa de Passagem é destinado a pessoas em situação de rua do município e em trânsito, tendo como objetivo ​acolher e atender de forma integral a população em situação de vulnerabilidade provendo os serviços necessários para garantir sua proteção, restabelecer sua autonomia e integrá-los na comunidade. Funciona 24 horas e oferece apoio social e psicológico  além de atividades de convivência, com os educadores sociais e Terapeuta Ocupacional.