Assistência Social - Sexta-feira, 06 de Janeiro de 2023

Assistência Social visita Casa de Passagem

Na visita de rotina, a diretora de Assistência, Maria Adriana Gomes e a chefe da Proteção Especial, Roberta Rezende conferiram o atendimento pessoa em situação de rua

Na visita de rotina a diretora de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, Maria Adriana Gomes e a chefe da Proteção Especial, Roberta Rezende conferiram o atendimento prestado a pessoa em situação de rua

Ontem, quinta-feira, dia 5 de dezembro, a diretora de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, Maria Adriana Gomes e a chefe da Proteção Especial, Roberta Rezende estiveram na Casa de Passagem (antigo Albergue Municipal) numa visita de rotina, com objetivo de certificar o atendimento ofertado por Guaíra às pessoas em situação de rua. Local que em suma, atende a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias, que utilizam espaços públicos como forma de moradia e sobrevivência.

Este serviço é prestado pela Prefeitura de forma indireta, com o aporte financeiro para entidade que tem parceria formal celebrada com a entidade.

A entidade faz o acolhimento institucional, e é componente da rede indireta de serviços de assistência, integrando o 3º setor, trabalha com proteção social proativa dos cidadãos em vulnerabilidade, na condição de itinerância com o conhecimento do território, informação, comunicação e defesa de direitos, escuta, orientação e encaminhamentos sobre a rede de serviços locais com resolutividade e articulação da rede de serviços socioassistenciais. O objetivo, não é apenas oferecer abrigo e alimentos para estas pessoas, e sim oportunizar condições de retorno ao convívio familiar entre outras ações, com intento de dar acesso à cidadania, às vezes provendo os direitos mais básicos como, a orientação para acesso à documentação pessoal.

Para essa dinâmica da Casa de Passagem, o pessoal da entidade desenvolve atividades programadas, que têm o propósito de reinserir o atendido no convívio em comunidade, como a orientação para a necessidade da higiene pessoal e atividades laborais, por exemplo.

A equipe técnica da entidade executa também os procedimento de protocolos, acompanhamento e monitoramento dos encaminhamentos realizados, referência e contrarreferência, elaboração de relatórios e prontuários, trabalho interdisciplinar, diagnóstico socioeconômico, Informação, comunicação e defesa de direitos, mantendo o serviço de Assistência Social abastecidos de informações a respeito a população de rua e itinerantes.

“Fiquei satisfeita com a visita. Pudemos verificar que a Casa de Passagem tem pessoal e estrutura para atender ao público alvo, oferecendo a estas pessoas condições dignas de vida, despertando a cidadania”, celebrou a diretora de Assistência, Maria Adriana.