Fundo Social de Solidariedade - Terça-feira, 27 de Dezembro de 2022

Fundo Social faz balanço positivo de suas ações em 2022

Primeira-dama Marta Barbar comentou sobre o trabalho social realizado frente à pasta e o quanto isso tem transformado sua vida

Fundo Social faz balanço positivo de suas ações em 2022

O Fundo Social de Solidariedade de Guaíra encerra o ano de 2022 com a certeza do trabalho cumprido nestes doze meses de prestação de serviço à comunidade guairense. Foram mais de três mil cestas básicas recebidas pelo estado e parceiros e distribuídas às famílias em vulnerabilidade social, através dos três CRAS do município.

Cursos de qualificação profissional, Brechó Solidário, Campanha do Agasalho e Cobertor, Curso de Gestantes, Eventos, conselheiras atuantes e muitas ações, que focaram não só nas mulheres e crianças, mas também nos idosos, que aproveitaram festividades, oficinas, bailes e muito mais.

“Um ano transformador, tanto para o nosso Fundo Social, quanto para mim como pessoa. Não imaginava que esse cuidado com as famílias me modificaria tanto. Todas as atividades que pudemos exercer, nós fizemos, com o intuito de dar esse conforto para as pessoas em vulnerabilidade, tanto com cestas e roupas, quanto com os próprios cursos, pois vimos o quanto essas capacitações fizeram a diferença para as participantes”, comenta Marta.

A presidente do FSS também fala sobre a participação nos eventos. “Fizemos questão de incluir o Fundo Social em todos os eventos da prefeitura, pois nossa equipe se engajou em proporcionar o melhor para os cidadãos. Desde o Natal Encantado, Vila da Páscoa, Festivais Culturais e de Férias... Todos sempre com a intenção de proporcionar o melhor, de fazer o melhor”, afirma.

Um dos focos do Fundo foi as gestantes. “Poder oferecer esse curso para elas, prepará-las para a chegada de seus filhos, através de profissionais capacitados, foi uma experiência maravilhosa. Tivemos a presença de dezenas de mamães no compartilhamento de conhecimentos”, diz Marta.

Ao ser questionada sobre a “gestão amiga do idoso”, Marta abre um sorriso ao falar da melhor idade. “Não há nada melhor do que trabalhar com esse grupo de idosos, sempre de bem com a vida, sempre sorridentes, que nos inspiram com essa alegria de viver. Fizemos questão de proporcionar o maior número de atividades, encontros e bailes para eles, pois o tanto que eles já fizeram por nós, por nossa cidade, agora, merecem esse retorno, esse carinho, esses momentos de alegrias e interação social”, enfatiza.

Um dos diferenciais desta gestão foi a intensa participação de voluntárias nas ações do FSS. “Tenho que deixar aqui a minha imensa gratidão às conselheiras e voluntárias do nosso Fundo Social, que se dedicaram tanto nos eventos e na nossa oficina de costura, contribuindo com a distribuição dos mimos para os nossos atendidos. Agradeço por essa equipe de mulheres que tem arrasado no trabalho voluntário”, ressalta Marta, complementando: “Aproveito aqui para também agradecer às mulheres servidoras que fazem parte do nosso Fundo Social. Uma honra poder trabalhar com vocês.”

Para finalizar, Marta aproveita para anunciar novos projetos do FSS para 2023. “Nosso trabalho não para por aí. Além dos projetos que executamos e que continuaremos neste próximo ano, teremos grandes novidades, para engajar ainda mais o nosso Fundo Social em seu objetivo, incentivando a solidariedade educativa, com ações que resgatam a dignidade humana, que capacita profissionalmente e contribui para a geração de renda e emprego”, encerra.

Uma das últimas festivas dos idosos de 2022 reuniu todos os participantes das atividades da prefeitura de Guaíra