Saúde - Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2022

Evitando Covid-19 nas festas de fim de ano

Pessoas com sintomas gripais devem evitar reuniões festivas e outras aglomerações para evitar contágio de outras pessoas

Evitando Covid-19 nas festas de fim de ano

O Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Wilker Gléria alertou para o risco de contágio de Covid-19 nas festas de fim de ano. O setor de Saúde tem registrado um alto índice  de infecção pelo Novo Coronavírus, cerca de 40 por dia, assim orienta o uso de máscara no comércio, festividades e outras atividades que concentram grandes número de pessoas

Recomenda-se, também , para as pessoas que apresentarem sintomas gripais que não participem de festividades ou qualquer aglomeração, para evitar contaminar outras pessoas.

E ainda, orienta que todos que ainda não completaram o esquema vacinal, que procurem os postos de saúde (as USFs) para tomar as doses que faltam. “Lembrando que a vacina é a melhor forma de evitar formas graves da Covid, inclusive as internações” reforça Wilker.

Para aumentar a imunização e diminuir o número de pessoas com complicações graves da Covid-19 a Diretoria de Saúde fez plantões de vacina no centro comercial. Confira o resultado do último

Total de vacinados  no Planão do dia 17/12: 113
1° Dose - 7 crianças
2° Dose - 5 (2 crianças, 1 adolescente e 3 adultos)
1° dose de reforço: 20
2° dose de reforço: 81

SÍNTOMAS DE GRIPE, RESFRIADO E COVID-19.

(Fonte: Ministério da Saúde)

O quadro abaixo ajuda a identificar algumas diferenças na manifestação dos sintomas entre essas doenças.

Mas, é importante lembrar que eles não seguem um padrão e podem ocorrer de maneira diversa em cada pessoa.

Qual a diferença entre gripe, resfriado e COVID-19?

As três doenças são causadas por vírus e transmitidas da mesma forma: por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada.

Os agentes causadores, entretanto, são distintos: a gripe é provocada pelos vírus da família influenza; o resfriado, por rinovírus, adenovírus e parainfluenza, entre outros; e a COVID-19 pelo Sars-CoV-2, da família dos coronavírus.

Quais são os sintomas mais comuns dessas doenças?

Tosse, dor de garganta, mal-estar, dores no corpo e cansaço.

Nem sempre esses sintomas surgem em todos os quadros, mas são os mais comuns e difíceis de diferenciar no início da infecção.

O que pode ajudar a distinguir essas doenças?

Nem sempre a doença se manifesta de forma igual, mas geralmente a evolução do quadro é um bom sinalizador:

Gripe: é aguda, surge de um dia para outro com sintomas fortes, como febre alta e intenso mal-estar.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias.

COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações. Outro diferencial importante é a falta de paladar, muito comum em pessoas com COVID-19, mas rara nos demais casos.

(veja mais detalhes no quadro “Sintomas de gripe, resfriado e COVID-19”).

DIRETORIA MUNICIPAL DE SAÚDE