Saúde - Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022

Guaíra fará Semana de Combate a Dengue

De 21 a 26 de novembro Estado de São Paulo fará uma grande mobilização de conscientização, ações de limpeza e combate a dengue

Guaíra fará Semana de Combate a Dengue

Guaíra aderiu a Semana de Combate a Dengue, mobilizada pelo Estado de São Paulo, no período de 21 a 26 de novembro, seguindo programação do Estado, o  município intensificará a conscientização, ações de limpeza e combate ao Aedes aegypti o transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A equipe local da Unidade de Controle de Vetores (UCV) está mobilizando pessoal, equipamentos e veículos, para na semana citada, fazer uma grande ação integrada de conscientização, limpeza e eliminação dos criadouros. Nesta atividade a população participa limpando seus domicílios ou locais de trabalho e descartando todo tipo de objeto que não tem utilidade. Na ação, caminhões da Prefeitura estarão recolhendo os rejeitos depositados na rua pelos munícipes, independente do cronograma de coleta.

A chefe da UCV, Aparecida Donizete Silverio de Oliveira, conclamou a população a participar da Semana de Combate a Dengue, examinando minuciosamente as residências, os locais de trabalho, os terrenos vagos e descartando todo tipo de recipiente que possa acumular água.

A iniciativa do Estado e Município vem logo no início da estação chuvosa para evitar que os ovos depositados eclodam e deem início a uma infestação de mosquitos transmissores.

“Não podemos esperar que só o outro faça, temos que nos mobilizar, chamar nossos vizinhos, familiares, colegas de trabalho para o combate a dengue. Temos que evitar que este mosquito, que mata, nasça” reforça Aparecida.

SINTOMAS

Importante também toda população ficar atenta aos sintomas da dengue: febre, dores musculares, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Se apresentar febre e outros dois sintomas, procurar imediatamente uma unidade de saúde. Além de tratar da sua patologia, quando o serviço público de saúde é informado de casos positivos, toma uma série de providências para evitar que a doença infecte mais pessoas.