Administração - Terça-feira, 08 de Novembro de 2022

Prefeitura inicia Plano Diretor da Tecnologia da Informação

A ideia é melhorar os serviços aos cidadãos, incrementar a transparência e, ainda, economia de recursos públicos.

A intenção é integrar setores da Prefeitura por intermédio de um sistema eletrônico, com objetivo de aprimorar serviços prestados, aumentar a transparência e a eficiência dos gastos. Em reunião com representantes dos departamentos da Prefeitura, ocorrida no auditório da Diretoria de Educação, terça-feira, dia 8, a chefe o Controle Interno, Vânia Tostes e o chefe do Centro de Informática, Rafael Cesar de Souza Silva apresentaram as primeiras ações do Plano Diretor da Tecnologia da Informação (PDTI) e ouviram as demandas preliminares dos setores.

O primeiro ato do plano será um diagnóstico em toda a rede de sistema eletrônico da Administração Municipal, que será executada por uma empresa especializada, já devidamente contratada para formatar o desenvolvimento do plano. Na visita in loco às diversas unidades de cada um dos setores, a equipe da empresa estará acompanhada de um servidor do Centro de Informática. A intenção é analisar, na prática, quais as demandas de todas as unidades, objetivando uma futura interligação em rede interna, melhoria da internet, assessoramento para acelerar os procedimentos, gestão e padronização na aquisição de equipamentos e suprimentos de informática. Sendo que para seguir a nova Lei de Licitações é necessária a unificação dos processos de compras no segmento de TI – Tecnologia da Informação.

No escopo principal do plano está o uso da tecnologia disponível para melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, incremento na transparência dos procedimentos da Administração Municipal e, ainda, economia de recursos públicos.