.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A campanha de vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) teve início hoje, quinta-feira, 11, em Guaíra, com foco na proteção de gestantes a partir de 34 semana
Vacinação contra VSR começa hoje em Guaíra para gestantes
A campanha de vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) teve início hoje, quinta-feira, 11, em Guaíra, com foco na proteção de gestantes a partir de 34 semanas e, consequentemente, na redução dos riscos para recém-nascidos. A medida integra a nova estratégia do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina recombinante contra os subtipos A e B do vírus no Calendário de Vacinação da Gestante.
As Infecções do Trato Respiratório Inferior (ITRI) estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade em crianças e adultos no mundo. O VSR é o agente que mais preocupa: trata-se da principal causa de ITRI em crianças menores de 2 anos, sendo responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite viral aguda e por aproximadamente 40% das pneumonias registradas nos períodos de sazonalidade.
Embora possa afetar pessoas de todas as idades, o público mais vulnerável são os lactentes, especialmente os menores de 6 meses, que apresentam maior risco de desenvolver quadros graves da doença.
Atualmente, não há tratamento antiviral específico para o VSR em bebês. O manejo clínico é baseado em suporte – hidratação e oxigenoterapia – reforçando a importância da prevenção. Nesse contexto, a vacinação de gestantes surge como estratégia essencial para proteger os recém-nascidos por meio da transferência de anticorpos maternos.
E a partir de hoje, 11 de dezembro, grávida com 34 semanas de gestação ou mais podem procurar sua Unidade de Saúde levando o Cartão da Gestante e a Carteira de Vacinação para receber a dose. Embora a recomendação ideal seja iniciar a imunização a partir de 28 semanas, o município recebeu inicialmente apenas 115 doses. Por isso, a prioridade será vacinar quem está mais próxima do parto, garantindo maior cobertura e proteção aos recém-nascidos durante o período mais crítico.
Conforme novas remessas forem enviadas pelo Estado, a Prefeitura fará novos chamamentos para ampliar a vacinação às demais gestantes. A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização e orienta que todas as gestantes acompanhem as atualizações pelos canais oficiais do município.
.
.
.
.