.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A partir desta sexta (25) e até o dia 8 de agosto, o 27º Encontro Cultural de Artes Livres (ECAL) abre as inscrições para quem quer botar seu talento no mapa
Atenção, artistas, artesãos e criativos de plantão! Vale para todo tipo de manifestação cultural, desde canto lírico e piano até apresentação de dança e exposição de cartoons. A partir desta sexta (25) e até o dia 8 de agosto, o 27º Encontro Cultural de Artes Livres (ECAL) abre as inscrições para quem quer botar seu talento no mapa. O cadastro rola no Museu Municipal Maria Carolina Alves Lellis, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Endereço? Rua 6, nº 378, Centro – anota aí!
De 12 a 16 de agosto, Guaíra vira o palco da maior mobilização artística da região, e este ano tem um plus: a 7ª Feira do Livro divide o espaço, tudo concentrado no Grêmio Colorado/IORM (Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça) – casa que já é expert em eventos culturais e agora sedia o ECAL enquanto a Casa de Cultura "Professor João Augusto de Melo" passa por uma repaginada.
O que tá no cardápio? De teatro infantil a exposições de arte, sessões de cinema grátis no Cine Energia (outro projeto focado em difusão de cultura do IORM) e muito som com a galera da ACOR e da Cia Minaz, além dos fazedores de cultura que começam a se inscrever amanhã no museu. O artesanato local também brilha, provando que Guaíra tem talento pra exportar.
O ECAL é aquele programa que abraça o alternativo, dando voz a quem nem sempre tem espaço nos circuitos tradicionais. Não é só um festival, é um movimento que coloca a cidade no radar cultural de um jeito único. E o melhor? Tudo de graça, porque cultura boa tem que ser democrática.
HISTÓRICO
Tudo começou em 1981, quando um grupo de jovens sacudiu a cena com um encontro eclético de artistas promovido no saudoso clube, Grêmio Literário e Recreativo 18 de Maio. Depois de três edições, o projeto ficou adormecido até a Prefeitura resgatar a ideia em 2001. Desde então, só parou na pandemia – mas novamente vem com tudo este ano.
.
.
.
.