.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Zoonoses e Bem-Estar Animal - Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Onça-pintada pela primeira vez é recebida em zoológico de Guaíra

Zoo de Guaíra vira aliado inédito na conservação da onça-pintada com chegada de Caeté


Onça-pintada pela primeira vez é recebida em zoológico de Guaíra

Zoo de Guaíra vira aliado inédito na conservação da onça-pintada com chegada de Caeté

O Zoológico "Joaquim Garcia Franco" de Guaíra terá uma nova estrela. O zoo local acaba de entrar para a liga principal da conservação ambiental com a chegada de Caeté, um macho de onça-pintada de 1 ano e meio e 65 kg, marcando a estreia da instituição no programa nacional de preservação de grandes felinos.

A onça macho veio direto do Eco Parque Carajás, no Pará, em um voo solidário da LATAM Cargo — com escolta policial ambiental de Barretos.

Transportar um felino de grande porte através de três regiões do país foi um desafio que exigiu muito planejamento. A jornada começou no Eco Parque Carajás, onde Caeté foi preparado durante semanas para a viagem. 

Veterinários realizaram um trabalho de dessensibilização, acostumando o animal aos sons e movimentos que encontraria durante o transporte. 

O trecho entre o Pará e Guarulhos foi realizado por via aérea. E o restante da viagem está sendo realizado com caminhonete e recinto especialmente produzido para o transporte.

Mas tem um detalhe: Guaíra precisou se equipar à altura para esse privilégio. Muros reforçados, monitoramento 24h, maternidade e até plataformas de descanso customizadas — tudo aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semil) e pelo CENAP, o Centro Nacional de Pesquisa de Mamíferos Carnívoros.

"Não é só uma nova atração, é uma esperança para a espécie. E nosso Caeté já pode ser pareado para reprodução", diz a bióloga Estefane Siqueira, chefe de Meio Ambiente de Guaíra.

Com as onças selvagens em declínio, Caeté pode se tornar peça-chave na preservação genética. Isso significa que o recinto do zoológico de Guaíra é um dos melhores do país, e a pretendente de Caeté é uma fêmea conterrânea sua, também de Carajás.

E a população guairense espera ansiosa pelo seu novo xodó no Zoológico.

28 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.