Saúde - Quinta-feira, 07 de Julho de 2022

Prossegue a campanha antitabagismo em Guaíra

O projeto é perene e oferece aos interessados em largar o vício suporte médico, psicológico e grupo de apoio

Prossegue a campanha antitabagismo em Guaíra

O assistente social Mauro Lúcio e a psicóloga Vânia Novazzi, nesta semana, divulgaram o programa de combate ao tabagismo no prédio da Prefeitura, Paço Municipal “Messias Cândido Falleiros”. O intento do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS é massificar o programa, levar a conhecimento de todos interessados que a Prefeitura tem um programa, na rede SUS, de combate ao tabagismo. Desta feita, os técnicos da Diretoria de Saúde têm visitado grandes empresas e instituições públicas levando a orientação aos gestores, para que a informação possa ser disseminada ao maior número de fumantes possível.

A política municipal antitabagista é bem estruturada, além do atendimento médico, promove reuniões de grupos terapêuticos de apoio aos fumantes que tem a intenção de abandonar o hábito.  As sessões ocorrem às terças e quartas-feiras, na sede do CAPS, na avenida 31, nº 950, Jardim Paulista. Mais informações pelo telefone 3331-1627.

“O INCA é órgão do Ministério da Saúde responsável pelo programa nacional de controle do tabagismo e pela articulação da rede de tratamento do tabagismo  no SUS, em parceria com Estados, municípios e DF. O programa tem a duração de 12 meses, sendo: 04 sessões estruturadas, com duração de 1h30min; e conta com equipe multidisciplinar, composta por médico, psicóloga, assistente social e farmacêutica. São duas sessões quinzenais, e o restante de um encontro mensal. São disponibilizados insumos medicamentosos, gratuitamente”, explica Mauro.

O prefeito elogiou o trabalho do CAPS no município. “Excelente esta ação da Prefeitura, por intermédio do CAPS, saúde preventiva salva vidas, e fico contente em saber que os profissionais do setor estão se esforçando para tirar o vício do cigarro no maior número de pessoas possível. Todos sabem os males que o cigarro causa e, que abandonar este vício é difícil, porém, nossa rede pública de saúde está apoiando estes cidadãos. Cuidar da saúde e cuidar do bem-estar, não só do indivíduo, mas de toda a comunidade”, enfatizou o prefeito Junão.