.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Assistência Social - Quinta-feira, 16 de Maio de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Passeata alerta para o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Na quinta-feira, dia 16 de maio, Guaíra teve a passeata "Todos pela proteção", como parte das ações da campanha Maio Laranja/Faça Bonito.


Passeata alerta para o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

 

Na quinta-feira, dia 16 de maio, Guaíra teve a passeata "Todos pela proteção", como parte das ações da campanha Maio Laranja/Faça Bonito. O objetivo do evento foi promover a conscientização e a visibilidade do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, enfatizando que a proteção às infâncias e adolescências deve ser responsabilidade de todos.

Durante a caminhada, foram distribuídos panfletos informativos que orientavam sobre a identificação de situações de violência sexual e os canais de denúncia disponíveis. A ação foi organizada pela DADIS - Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social - e contou com a participação e apoio da Diretoria Municipal de Educação, das Escolas Estaduais, dos Conselhos Municipais de Direitos, do Comitê de Gestão Colegiada e de Organizações da Sociedade Civil.

A campanha Maio Laranja/Faça Bonito tem o intuito de promover a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes, além de informar sobre o enfrentamento e prevenção ao abuso e exploração sexual. Ao dar voz e visibilidade a essa temática, a passeata em Guaíra contribui não apenas para a proteção das vítimas, mas também para a mudança de uma cultura que permite e silencia esses crimes.

18 DE MAIO

O dia 18 de maio, Aniversário de Guaíra, é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em referência ao caso real de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos que foi brutalmente abusada e assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo.

O objetivo do dia 18 de maio é conscientizar a sociedade sobre a gravidade do abuso sexual de crianças e adolescentes, além de mobilizar a população para combater e denunciar esse tipo de violência. É uma data importante para promover a proteção dos direitos fundamentais das crianças e combater a impunidade dos agressores.

Durante o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o país para sensibilizar as pessoas sobre o tema. São promovidas palestras, seminários, campanhas publicitárias, entre outras ações, com o intuito de informar e orientar a população sobre como identificar os sinais de abuso sexual e a quem denunciar.

Denunciar é fundamental para ajudar as vítimas e punir os agressores. No Brasil, o Disque 100 é um canal oficial do governo para receber denúncias de violações de direitos humanos, incluindo o abuso sexual de crianças e adolescentes.

271 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.