Esportes e Recreação - Quarta-feira, 20 de Março de 2024

Ginástica para a Melhor Idade com recomendação médica

Através de visitas às USFs elas informaram médicos e agentes de saúde sobre os grupos de ginástica orientada oferecidos pela Prefeitura

Ginástica para a Melhor Idade com recomendação médica

No ano passado, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guaíra, a primeira-dama Marta Barbar Silva, e os professores de educação física, Vilsa Alves de Lima e Danilo Gonçalves de Oliveira fizeram um importante trabalho de conscientização sobre a importância da prática de atividades físicas para a Melhor Idade. Através de visitas às Unidades de Saúde da Família (USFs), elas informaram médicos e agentes de saúde sobre os grupos de ginástica orientada oferecidos pela Prefeitura, visando melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Depois dessas visitas realizadas nas USFs, os médicos passaram a recomendar a prática de ginástica para seus pacientes, inclusive indicando aqueles com restrições, permitindo que os professores de educação física pudessem adaptar as atividades de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.
Com isso, a professora Vilsa percebeu um expressivo aumento no número de pessoas que procuram as aulas oferecidas pela Prefeitura em praças, centros comunitários e Academia da Saúde, da USF do Jardim Eliza.

A ginástica orientada é uma atividade física especialmente desenvolvida para a Melhor Idade, levando em consideração os aspectos fisiológicos e motores dos idosos. Essa prática proporciona inúmeros benefícios para a saúde, como o fortalecimento muscular, melhorando a capacidade funcional e a independência dos idosos. Além disso, contribui para o aumento da flexibilidade, prevenção de doenças como a osteoporose e hipertensão, e melhora do equilíbrio e coordenação motora.

JOMI

O grupo da Melhor Idade de Guaíra está se preparando para participar do JOMI – Jogos da Melhor Idade. O treinamento está sendo focado no arremesso de peso, tanto para homens como para mulheres. O evento acontecerá entre os dias 22 e 28 de abril, na cidade de Bebedouro. A participação nos jogos é importante para os idosos de Guaíra, pois proporciona momentos de diversão, interação social e incentiva a prática esportiva, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.