Educação - Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023

Recicle Bem nas escolas arrecada 5 toneladas de material

Materiais vão economizar recursos naturais, evitar contaminação, criar consciência ambiental nas crianças e gerar economia na coleta de lixo

Recicle Bem nas escolas arrecada 5 toneladas de material

Guaíra alcançou extraordinários números com o programa Recicle Bem, Faça o Bem. No período de 19 de dezembro de 2022 a 8 de novembro de 2023, foram coletadas 5 toneladas de resíduos recicláveis.

Ao longo desse período, foram recicladas 208.778 unidades de embalagens, o que equivale à redução de 3,1 toneladas de CO2 na atmosfera. Este resultado destaca o comprometimento do município em implementar práticas mais sustentáveis nas escolas municipais, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.

Além da redução da poluição e do impacto ambiental, a coleta de 5 toneladas de resíduos recicláveis também representa uma economia para o município, uma vez que o recolhimento e destinação dos detritos são cobrados por peso.

Outra faceta positiva do programa refere-se ao combate de vetores. Os inservíveis, que com programa são corretamente destinados, jogados terrenos baldios ou até mesmo quintais de residências são criadouros potenciais para mosquitos da dengue, baratas e escorpiões.

Cada aluno desempenhou um papel fundamental para atingir esses resultados, fomentando uma cultura de reciclagem e responsabilidade ambiental. As crianças foram incentivadas a participar recebendo brindes.

Os resíduos reciclados não apenas representam um marco para o município, mas também demonstram o impacto positivo do programa Recicle Bem, Faça o Bem.

O programa, que foi lançado em 2022, tem como objetivo promover a reciclagem e a conscientização ambiental nas escolas municipais de Guaíra. Conta com a participação de alunos, professores e funcionários das escolas, que são responsáveis pela coleta e separação dos resíduos recicláveis.

Os resíduos coletados são encaminhados para reciclagem, e transformados em novos produtos, como papel, plástico e metal.

O sucesso do programa Recicle Bem, Faça o Bem é um exemplo de como a educação ambiental pode contribuir para a preservação do meio ambiente. As crianças que participam do programa aprendem sobre a importância da reciclagem e da redução do consumo, levando esses ensinamentos para toda a vida.

“É um orgulho para a nossa cidade ver esses resultados positivos do programa Recicle Bem, Faça o Bem. A educação ambiental é fundamental para a preservação do meio ambiente e estamos trabalhando para que todas as crianças de Guaíra tenham acesso a esse conhecimento”, comentou o prefeito Junão.

“Parabéns a todos os envolvidos no programa. A conscientização e a participação de todos são fundamentais para assegurar um futuro mais sustentável para a comunidade como um todo”, destacou a diretora de educação do município, Maria Angélica Rebello da Silva.