Serviços Urbanos - Terça-feira, 21 de Novembro de 2023

Departamento de Posturas identifica locais com fio soltos e notifica concessionária proprietárias dos cabos

O Departamento de Tributação e Posturas Municipais têm despendido esforços para detectar e solucionar a presença de fios de internet e telefone soltos ou rompidos

A fiscalização do Departamento de Tributação e Posturas Municipais têm despendido esforços para detectar e solucionar a presença de fios de internet e telefone soltos ou rompidos na cidade. Em trabalho iniciado em outubro deste ano, após o vereador Rafael Talarico levantar a questão na Câmara Municipal de Vereadores.
 Desde então, o Departamento de Posturas tem encaminhado os endereços identificados para empresas como ALGAR, G1, CLARO, NICNET, NETBARRETOS e DIRECT, a fim de que elas providenciem o esticamento ou retirada dos fios.

No entanto, até o dia 18 de novembro, foi constatado que apenas 16 dos 63 pontos revisitados foram resolvidos, o que significa que 75% dos problemas identificados ainda não foram solucionados.
Após a notificação para as operadoras de telefone e internet ter transcorrido o prazo concedido, caso não resolvido, o Departamento de Posturas solicitou que a própria CPFL se encarregue de dar solução ao pleito, sendo a mesma parte interessada por fazer locação dos postes para as empresas de telefonia e internet.

Além de representarem uma poluição visual, esses fios representam um risco considerável para ciclistas e motociclistas, podendo inclusive colocar em risco suas vidas.