Assuntos Jurídicos - Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023

Eleição do Conselho Tutelar será domingo

Eleição do Conselho Tutelar será domingo

No domingo, dia 1º de outubro, em Guaíra, assim como em todos os municípios do Brasil, será realizado o processo eleitoral para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares, que assumirão o mandato de 2024 a 2027.

Essa eleição está sendo organizada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), em parceria com a Prefeitura e Justiça Eleitoral.

Em Guaíra a votação acontecerá das 8h às 17h, somente na EMEF Vicencina Vaccaro Morsoleto (Lago). O eleitor pode votar em apenas um candidato.

Podem participar os eleitores inscritos no município em dia com as obrigações eleitorais. Além disso, é necessário levar um documento oficial com foto, como RG, CNH ou passaporte.

Os candidatos que concorrem ao cargo de Conselheiro Tutelar passaram por um processo de seleção executado pelo CMDCA. Agora, é a vez da população escolher os candidatos.

O conselheiro é responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, atuando em casos de violência, negligência, exploração e qualquer tipo de violação desses direitos.