Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023

Calor intenso, Prefeitura distribui água gelada no centro

Campanha “Faça Uma Pausa e Beba Água” está distribuindo água do Balneário gelada para população

Calor intenso, Prefeitura distribui água gelada no centro

A Prefeitura de Guaíra numa ação da Diretoria de Desenvolvimento Econômico e o Departamento de Esgoto e Água de Guaíra (Deagua), a campanha “Faça Uma Pausa e Beba Água” que tem o objetivo de distribuir água para a população no centro da cidade. Essa campanha tem como principal intuito amenizar os efeitos da onda de calor que tem afetado grande parte do Brasil nos últimos dias.

Com as temperaturas elevadas dos últimos dias, os moradores têm sentido na pele os impactos do clima quente, o que resulta em desconforto e sensação de cansaço. Diante dessa situação, a Prefeitura, numa parceria do Deagua e o setor de Desenvolvimento Econômico, decidiu disponibilizar água para a população, buscando oferecer um alívio imediato e contribuir para o bem-estar dos moradores.

A distribuição ocorre principalmente no centro da cidade, onde se concentra um grande número de pessoas, entre trabalhadores e transeuntes em geral. Nessa região, é perceptível a presença de pessoas que exercem suas atividades ao ar livre, sofrendo com a exposição direta ao sol e a falta de hidratação adequada.

O Deagua está distribuindo água envasada em copos e gelada, utilizando água extraída do poço do Balneário Polycarpo Cardoso da Silveira, uma fonte que a população já faz consumo há muitas décadas.

A distribuição de água gelada pelo Deagua e o setor de Desenvolvimento Econômico também tem um caráter preventivo, já que as altas temperaturas podem aumentar a incidência de problemas de saúde relacionados ao calor, como a hipertermia. Portanto, essa ação vai além de apenas fornecer um alívio temporário, contribuindo para a preservação da saúde da população de Guaíra.

DICAS

É fundamental ressaltar que a hidratação adequada é essencial para a saúde e o bom funcionamento do organismo, principalmente em dias mais quentes. A falta de água pode ocasionar problemas como desidratação, fadiga, tonturas e até mesmo quadros mais graves, como insolação.

É importante destacar a importância dos cidadãos fazerem a sua parte para enfrentar os períodos de calor intenso. Além de beber bastante água, é fundamental evitar a exposição direta ao sol nos horários mais quentes, utilizar roupas leves e protetor solar, e tomar cuidado com os sintomas de desidratação e outros problemas relacionados ao calor.