Assuntos Jurídicos - Terça-feira, 19 de Setembro de 2023

Eleição do Conselho Tutelar será dia 1 de outubro

Eleição do Conselho Tutelar será dia 1 de outubro

No dia 1º de outubro, em Guaíra, assim como em todos os municípios do Brasil, será realizado o processo eleitoral para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares, que assumirão o mandato de 2024 a 2027.

Essa eleição está sendo organizada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), em parceria com a Prefeitura e Justiça Eleitoral.
Para exercer o direito de voto nessa eleição, é necessário preencher alguns requisitos básicos. Primeiramente, é preciso ter mais de 16 anos de idade.
Além disso, é fundamental possuir o título de eleitor regularizado. Isso significa que é necessário estar devidamente cadastrado na Justiça

Outro requisito é residir no município onde ocorrerá a eleição do Conselho Tutelar.
Por fim, é necessário apresentar um documento oficial com foto no momento da votação.
A escolha dos Conselheiros Tutelares é de extrema importância para a proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes em todo o país. Essa função é desempenhada por indivíduos que são eleitos pela população, por meio do voto, e atuam de forma voluntária e dedicada.
Portanto, no dia 1º de outubro, os eleitores de Guaíra terão a oportunidade de participar ativamente da escolha dos novos Conselheiros Tutelares. É por meio desse processo democrático que a sociedade pode contribuir para a construção de um futuro melhor para as crianças e adolescentes, assegurando a proteção de seus direitos e promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.