Serviços Urbanos - Quinta-feira, 10 de Agosto de 2023

Maternidade de tilápias na Praça São Sebastião

Maternidade de tilápias na Praça São Sebastião

O Laguinho do Jardim Japonês, localizado na praça São Sebastião, se tornou uma verdadeira maternidade para peixes. Isso porque as tilápias presentes no local têm se reproduzido de maneira impressionante, resultando em uma superpopulação, que em menos de dois anos, já exigiu três retiradas realizadas pelos funcionários da Prefeitura.

A cada retirada, mais de 300 peixes são removidos do laguinho. A preocupação para retiradas é evitar mortandade por superpopulação

Os peixes são soltos no Lago Maracá e a espécie é dominante. Na última quinta-feira (10), os servidores municipais executaram a transposição de aproximadamente 400 a 500 peixes para o Lago, onde os exemplares podem ser capturados pelos diversos pescadores que se divertem nas margens da lagoa do parque Maracá.

É um tanto curioso e ao mesmo tempo preocupante observar a capacidade de reprodução desses peixes, que conseguem se multiplicar e crescer de maneira impressionante em um ambiente limitado. Esse fenômeno pode ser explicado pelas condições favoráveis no Laguinho, com água limpa e bem oxigenada, além da alimentação farta.