Setor de mercearias e supermercados aumenta quase 77% em 2025
Desenvolvimento Econômico - Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025

Setor de mercearias e supermercados aumenta quase 77% em 2025
Com alta expressiva no setor, mercado de trabalho também cresce, com saldo positivo de vagas e mais contratações em Guaíra
O município de Guaíra registrou um crescimento de 76,9% no número de empresas do segmento de supermercados, minimercados e mercearias no período entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados foram levantados pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Guaíra, baseados em informações da Receita Federal, e demonstram a relevância do setor para a cadeia produtiva local e para a geração de empregos.
O levantamento ainda aponta para uma alta nos empregos, com maior número de contratações e saldo positivo de vagas de trabalho no setor.
De acordo com os dados da diretoria, até outubro de 2025 foram instaladas 23 empresas do setor de comércio de mercadorias, que engloba todos os tipos de mercados. No mesmo período do ano anterior foram 13, demonstrando um crescimento de 76,9% em um ano.
Entre as empresas abertas neste ano, são destaque:
- Comércio Varejista de Mercadorias em Geral, Minimercados e Mercearias – 19 empresas;
- Comércio Varejista de Mercadorias em Geral, Supermercados – 2 empresas;
- Comércio Varejista de Hortifrutigranjeiros – 2 empresas.
POR TODA A CIDADE
Por ser um tipo de segmento considerado essencial, o comércio de mercadorias se espalha por diversos bairros da cidade, tendo empresas representantes em todas as regiões do município.
Apesar de o Centro ser o local com mais aberturas, outros bairros também aparecem na lista dos que receberam empreendimentos do setor.
Todas as empresas abertas no setor de comércio de mercadorias são Microempresas. Dos negócios do setor, 18 optaram pelo MEI (Microempreendedor Individual), cerca de 78,2%.
EMPREGOS
Os dados sobre empregos no setor são positivos neste ano. Dados da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, baseados em informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que, de janeiro a setembro deste ano, foram abertas 12 novas vagas de trabalho no setor, com 281 admissões.
Isso demonstra um aquecimento no mercado de trabalho gerado no município a partir deste segmento da economia.
AVALIAÇÃO GOVERNAMENTAL
Para o Diretor de Desenvolvimento Econômico de Guaíra, Vamberto Silva Ribeiro, o aumento de empresas do comércio de mercadorias evidencia a política de facilitação ao empreendedorismo adotada na atual gestão.
“Estamos trabalhando para desburocratizar ao máximo possível a vida do empreendedor. Queremos que Guaíra se torne um polo de abertura de empresas. E a vinda de novos negócios culmina no setor de mercados, que abastece esses trabalhadores que serão empregados na cidade com os produtos essenciais para suas famílias”, realça Vamberto.
O Prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, o Junão, comemorou o relevante aumento no número de empresas do setor e prevê mais empregos. “Como a maior parte sempre se inicia como Microempresa, principalmente os minimercados, a tendência de crescimento aponta que em breve mais pessoas devem ser contratadas por estes locais, gerando mais empregos na cidade”, avaliou.
OBSERVATÓRIO ECONÔMICO: INTELIGÊNCIA QUE GERA RESULTADOS
O Observatório Econômico da Prefeitura de Guaíra é uma plataforma de inteligência que transforma dados em oportunidades para empresários, investidores e gestores.
Com análises confiáveis e visão estratégica, a ferramenta permite acompanhar o desempenho dos setores, identificar tendências e antecipar cenários de mercado. Mais do que números, o Observatório entrega conhecimento aplicado ao crescimento das empresas e ao fortalecimento da economia local.
A Prefeitura de Guaíra reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da cidade e com a qualidade de vida de seus moradores.
