Guaíra capacita pessoal da Educação em primeiros socorros para emergências
Treinamento em primeiros socorros no 'José Pugliesi' prepara educadores para emergências e cumpre Lei Lucas
Na sexta-feira (18), no Centro de Lazer "José Pugliesi Junior", o pessoal da rede municipal de ensino trocou giz e livros por manobras salvadoras. A ação se estende por oito períodos para qualificar todos os profissionais que lidam com as crianças frequentadoras das unidades da Diretoria Municipal de Educação.
A capacitação em primeiros socorros, focada no inimigo invisível dos refeitórios - o engasgo -, deu aos profissionais noções mínimas de emergência. Afinal, quem lida com crianças sabe: um alimento mal engolido vira drama em segundos.
Ainda foram enfocadas outras emergências - e estar preparado é a única forma de evitar tragédias. Seja uma queda grave, um desmaio súbito ou qualquer outro incidente, agir rápido e com precisão pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Ministrada pelos bombeiros Paulo César Brunhara e André Luiz Faria de Oliveira, a aula foi um treino contra o tempo, ensinando como agir nos casos de acidentes, desde quedas no parquinho até engasgos com leite no berçário de uma creche. "Não basta chamar o SAMU; é preciso agir antes que o pior aconteça", alertou Brunhara, enquanto demonstrava a manobra de Heimlich em um boneco.
A ação não é apenas uma instrução para o âmbito profissional, mas pode ser aplicada no dia a dia e vem atender dispositivos previstos em lei. A conhecida Lei Lucas (13.722/2018), criada após a morte do menino Lucas Begalli, vítima de um engasgo durante um passeio escolar, exige que escolas tenham equipes preparadas. "O mínimo de conhecimento pode salvar uma vida", disse o instrutor Paulo César.
"Pela primeira vez, estamos aplicando esta capacitação que pode salvar vidas em nossa rede municipal. Agir rápido faz a diferença. E vamos continuar investindo em capacitação e aprimoramento do pessoal da Educação para oferecermos um ensino de qualidade em um ambiente seguro", ressaltou a diretora municipal de Educação, Maria Angélica Rebello da Silva.
Guaíra