Guaíra investe em diagnóstico e tratamento precoce da DPOC
Boehringer Ingelheim e Prefeitura capacitam médicos para diagnóstico precoce da DPOC, doença que já é a terceira maior causa de mortes no mundo
Em uma iniciativa proativa, a Prefeitura de Guaíra, mobilizada pela Diretoria Municipal de Saúde, resultou na quarta-feira (16) numa capacitação especializada para médicos da atenção primária da rede pública de saúde, tratando sobre o diagnóstico e tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
O treinamento, realizado no Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM), foi ministrado pelo renomado pneumologista Dr. José Luiz Iunes Filho.
A Boehringer Ingelheim, referência global no combate às doenças pulmonares, patrocinou e desenvolveu esta ação em conjunto com a Prefeitura de Guaíra uma ação de projeto social de detecção precoce e manejo adequado da DPOC da empresa farmaceutia.
Diante dos dados alarmantes da OMS - que apontam a DPOC como a terceira causa de morte no mundo, com 3,5 milhões de óbitos anuais -, esta ação conjunta entre o poder público municipal e a empresa consolida-se como estratégia fundamental para enfrentar um problema que, em 70% dos casos, ainda não é diagnosticado a tempo.
A qualificação da Boehringer Ingelheim, realizado em parceria com a administração municipal, reforça o compromisso da Diretoria de Saúde em capacitar profissionais da saúde e melhorar o acesso ao tratamento adequado, alinhando-se perfeitamente à política municipal de prevenção e cuidado integral aos pacientes.
"Não podemos esperar que os pacientes cheguem ao hospital em estado crítico. O diagnóstico precoce na atenção básica é a abordagem adequada", destacou Dr. Iunes durante o evento.
O treinamento capacitou os profissionais para identificar sintomas como falta de ar progressiva e tosse crônica, realizar espirometria (exame essencial para confirmação da doença) e iniciar tratamento, já na atenção primária, nos casos leves e moderados, além de encaminhar adequadamente os pacientes graves para especialistas.
VANGUARDA
Enquanto a DPOC avança no mundo em decorrência do subdiagnóstico, Guaíra assume a proatividade no controle precoce da doença. A capacitação faz parte de um plano contínuo de atualização profissional, garantindo que a rede pública ofereça acolhimento qualificado e tratamentos disponíveis no SUS, como reabilitação pulmonar.
"Essa iniciativa reflete o nosso compromisso com a vida. Queremos que Guaíra seja referência no cuidado respiratório, e também em outras especialidades médicas", afirmou Jane Cristina Eloi Tuici, Chefe do Ambulatório de Especialidades Médicas.
Com ações como essa, o município não só reduzirá mortes evitáveis, mas também melhorará a qualidade de vida de centenas de pacientes.
Guaíra