Com nova equipe de cirurgiões, Santa Casa de Guaíra chega a realizar 10 cirurgias do SUS em um dia

Saúde - Sexta-feira, 29 de Julho de 2022


Com nova equipe de cirurgiões, Santa Casa de Guaíra chega a realizar 10 cirurgias do SUS em um dia

Sob intervenção da prefeitura de Guaíra, com uma nova interventora à frente da direção, a Santa Casa de Guaíra tem aprimorado os seus serviços à população guairense, dando um passo importante para a saúde pública.

Com uma nova equipe de cirurgiões, houve um grande avanço na frequência e qualidade dos procedimentos.

Para se ter uma base, a Santa Casa realizava uma média de 13 procedimentos cirúrgicos do SUS por mês (período de janeiro a junho). Agora, em menos de 30 dias (somente em julho), já foram realizados 27 cirurgias, entre elas, procedimentos como trauma abdominal, trauma de bexiga, tromboembolectomia, laparatomia para resolução de isquemia mesentérica, entre outras.

A equipe de cirurgiões, inclusive, realizou um procedimento inédito no município, Uretolitotrispia a Laser, uma cirurgia de cálculo renal com implantação de cateter duplo J, um avanço da instituição para a população guairense.

“É um orgulho dizer que o nosso hospital realizou em um dia 10 procedimentos cirúrgicos, além de cinco endoscopias. Estamos com uma equipe muito boa, interagida que quer ver a Santa Casa funcionando, a UTI cumprindo seu papel muito bem e com a habilitação ministerial em trâmite. Mesmo com algumas dificuldades na compra de materiais e medicamentos estamos caminhando", explica Franciene Lucas, interventora da unidade.

“Antes eram realizados dois procedimentos cirúrgicos eletivos por semana e já no mês de julho são realizados em média dois por dia. Agradeço pelo empenho de todos os profissionais e de todos os funcionários da Santa Casa que estão engajados em colaborar com o bom funcionamento da nossa instituição. Agradeço a todos pelo apoio neste período que estou como interventora e ao prefeito Junão pela confiança no trabalho”, adiciona. 

O prefeito Junão celebrou a grande notícia. “Tenho uma grande paixão por esta Santa Casa e desde o início de nossa gestão temos olhado para o hospital com carinho, tentando resolver os problemas, as dívidas, buscando recursos com deputados e estado, para amenizar a situação. Uma das nossas prioridades é o pagamento dos salários  e honorários visando a valorização dos nossos profissionais, e dar condições dignas de trabalho. Hoje, comemoramos este grande passo que a nossa saúde pública está dando com este avanço da nossa Santa Casa”, finaliza Junão.

Município


Guaíra