A conquista da parceria entre a Prefeitura de Guaíra, Santa Casa de Guaíra e a Santa Casa de Barretos é um valoroso passo para a Política de Humanização do atendimento à saúde, principalmente para gestantes e bebês.
O “Projeto Alta responsável, Transição de Cuidados” tem como o objetivo de oferecer um acompanhamento de qualidade, desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê, garantindo uma puericultura eficiente e ágil.
O encontro realizado na última quinta-feira, 4 de maio, na Santa Casa de Barretos, no setor de maternidade, participando por Guaíra a chefe das Unidades Básicas de Saúde, Monique Ribeiro, gerente da Santa Casa de Guaíra, Edimara Cândido Tavares, e os gerentes das UBS de Guaíra, e, da Santa Casa de Barretos: as enfermeiras Ariadne e Juliana, além do agente do TI, Gabriel.
Na ocasião, foi apresentado o programa que será disponibilizado pela Santa Casa para cada unidade de saúde de Guaíra. Nesse programa, o município terá um login e senha para acompanhar as informações relevantes sobre os atendimentos das pacientes.
Dessa forma, Guaíra e Barretos poderão trocar informações e ficar alinhados com a evolução da gestação e acompanhamento da saúde da mãe e do bebê.
Inicialmente, o “Projeto Alta responsável, Transição de Cuidados” contemplará gestantes de alto risco, que são acompanhadas em Barretos. Porém, o objetivo é que todas as gestantes do município sejam incluídas na parceria, independente de onde são atendidas. Com isso, todas as unidades de saúde terão acesso às informações relevantes sobre a gestação, facilitando um acompanhamento mais eficiente da saúde da mãe e do bebê.
Com essa parceria, as gestantes que são acompanhadas em Barretos, já sairão de lá com uma consulta agendada na atenção básica da saúde, tanto para elas quanto para o bebê no pós-parto. Dessa forma, a rede de saúde de Guaíra garante uma puericultura de qualidade. A iniciativa é um grande passo em direção ao atendimento humanizado e eficiente na área de saúde das gestantes e bebês do município.
Guaíra