Públicos contemplados devem se proteger. Recentemente um paciente ficou internado com Influenza A, o homem com mais de 65 já restabeleceu
A Campanha de Vacinação contra a Influenza prevê que entre os dias 10 de abril e 31 de maio, serão vacinados diversos grupos de pessoas, incluindo crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, indivíduos com doenças crônicas, portadores de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A meta é vacinar 90% desses grupos elegíveis. Cronograma na tabela em anexo.
IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO
Se vacinar contra a influenza (gripe) é importante principalmente porque há várias mutações do vírus influenza e, a cada ano é desenvolvida uma nova vacina para combater as mutações mais recentes. Tomar a vacina ajuda a prevenir a infecção pelo vírus influenza, e caso ocorra infecção, a vacina ajuda a diminuir a gravidade da doença e a evitar complicações sérias, como pneumonia e morte. Além disso, a vacina também ajuda a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas, especialmente aquelas com sistema imunológico mais frágil, que podem ter maiores dificuldades em combater a doença.
A composição da vacina contra influenza é definida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), baseando-se em informações dos laboratórios de referência sobre as cepas circulantes. A OMS recomenda a composição da vacina no segundo semestre do ano, para proteger as pessoas contra a influenza durante o inverno do Hemisfério Sul.
De acordo com a Instrução Normativa (IN) nº 189, de 26 de outubro de 2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a vacina influenza trivalente utilizada no Brasil a partir de fevereiro de 2023 será composta por três tipos de cepas: A/Sidnei/5/2021 (H1N1)pdm09, A/Darwin/9/2021(H3N2) e B/Áustria/1359417/2021(linhagem B/Victoria).
PACIENTE COM INFLUENZA
Recentemente um paciente foi internado na Santa Casa de Guaíra com Influenza A o que reforça a necessidade de todos pertencentes aos grupos contemplados tomarem a dose contra a gripe.
Tratava-se de um homem com mais de 65 anos que apresentou, anteriormente, quadro de pneumonia e, depois de tratado, continuou a ter febre. Ele foi atendido no Pronto Socorro, sendo internado, em isolamento, para investigação do caso. Foi realizado o teste de COVID-19 com resultado negativo, seguindo o protocolo interno do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa. No entanto, devido à persistência da febre, o departamento de infectologia ampliou a investigação para outras doenças e realizaram um teste de Influenza A, que indicou resultado positivo.
Com esse resultado, foi adotado o tratamento específico com medicamento orientado para esse tipo de infecção, seguindo o que estabelece o Ministério da Saúde. O paciente se restabeleceu e recebeu alta na quarta-feira, 19, para dar sequência aos cuidados em casa. A família está sendo monitorada para o risco de possível contágio.
Cronograma da Influenza
A fim de organizar o fluxo de pessoas para vacinação nas 6 Unidades de Saúde da Família (USF), das 7h30 às 16h, Guaíra irá vacinar o público conforme cronograma:
Cronograma da vacina na Influenza | |
10/04/23- segunda-feira | pessoas com 60 anos ou mais |
12/04/23-quarta-feira | trabalhadores da saúde (mediante comprovação) |
17/04/23- segunda-feira | crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas e trabalhadores da educação (mediante comprovação) |
19/04/23- quarta-feira | pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades (mediante comprovação) |
24/04/23- segunda-feira | demais grupos contemplados |
Guaíra