Prefeitura de Guaíra recebe selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Administração - Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022


Prefeitura de Guaíra recebe selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A partir de agora, a Prefeitura de Guaíra é oficialmente uma participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados.

Através da Controladoria Interna Municipal, o município realizou a primeira etapa do programa, que consistia em questionários para identificar os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas, recebendo um selo de adesão e participação do programa, segundo a diretora de Controle Interno, Vania Tostes. “Respondemos a alguns questionamentos do programa e conseguimos adicionar a prefeitura de Guaíra, que agora passa para a próxima etapa no PNPC”, afirma.

Vânia se refere ao próximo módulo, que consistirá no cumprimento de um roteiro, com seis mecanismos (detecção, investigação, correção, prevenção, monitoramento, Monitoramento e Transparência), os quais se encontram no Referencial do TCU (Tribunal de Contas da União) de Combate à Fraude e Corrupção, para que as medidas sejam implantadas, o que contribuirá no desempenho do governo municipal na aderência às boas práticas de prevenção.

O prefeito de Guaíra, Antonio Manoel da Silva Junior (Junão), destacou que o selo incentiva a transparência. “Esta é mais uma ação da administração pública na busca pela transparência dos serviços públicos, com o objetivo de promover boas práticas na gestão.”

MARCA DE PARTICIPANTE DO PNPC

A Marca de Participante foi criada para que cada organização que aderir ao PNPC possa também ser um promotor da integridade e da ética, se colocando como exemplo de boa vontade em contribuir para um setor público visto pela sociedade como honesto. 

Ao utilizar a Marca, a organização que fizer a sua autoavaliação assume um compromisso consigo mesmo e com a sociedade de que irá implementar as boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, Monitoramento e Transparência. 

Esta iniciativa tem como objetivo principal valorizar e incentivar as organizações públicas do Brasil que se dispõe a se conhecer para melhorar seus padrões de integridade. 

É um reconhecimento à decisão de participar de um processo evolutivo e colaborativo de todo o setor público brasileiro que visa reduzir os níveis de corrupção do nosso País a patamares similares aos de países desenvolvidos.

O PNPC é  uma iniciativa dos órgãos de controle e fiscalização externa, como Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

 Neste link: https://www.rededecontrole.gov.br/verifique-adesao-pnpc/ você confere a participação da PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAIRA.

Município


Guaíra