Regularização de produtos de origem animal em foco: visitas orientativas no 1º trimestre de 2026
Agricultura - Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025

Regularização de produtos de origem animal em foco: visitas orientativas no 1º trimestre de 2026
A Prefeitura de Guaíra, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, deu um passo importante na garantia da saúde e segurança alimentar da população guairense.
Após uma reunião inicial com a Diretora de Agricultura e Meio Ambiente, Elynes Salomão Antoneli, o Departamento se reuniu com a equipe do CODEVAR (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande), responsável pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), para alinhar estratégias cruciais.
REUNIÃO ESTRATÉGICA
A reunião contou com a presença do Dr. Lúcio Mauro Orlandi (Coordenador do SIM), da Dra. Ana Carla Caversan (Médica Veterinária Fiscal), do Sr. Ivan Luiz dos Santos (Secretário Executivo do Codevar), de Wilker Gléria de Oliveira (Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde) e dos Agentes de Fiscalização Sanitária de Guaíra, José Carlos Biscassi e Jamiely Poppi Alouan Froner.
O principal tema discutido foi a conscientização e mobilização de comerciantes e produtores/fornecedores de produtos de origem animal do município sobre a necessidade de registro desses produtos em órgãos de fiscalização/regulamentação competentes, como o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), o SISB (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e o SIF (Serviço de Inspeção Federal).
FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO EM 2026
Visando a regularização e a garantia da qualidade dos produtos consumidos, a Vigilância Sanitária e os responsáveis pelo SIM realizarão, durante o primeiro trimestre de 2026, visitas aos estabelecimentos que comercializam alimentos.
Essas visitas terão caráter orientativo, focando em esclarecer os critérios de regularidade dos produtos e sua importância fundamental para a saúde dos consumidores.
Além disso, os produtores e fornecedores que ainda não possuem o selo municipal de inspeção serão devidamente orientados e receberão assessoria técnica do CODEVAR para a aquisição do selo, facilitando o processo de regularização.
