II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência delibera ações e elege delegados em Guaíra
Assistência Social - Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025

II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência delibera ações e elege delegados em Guaíra
A 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada no Centro de Lazer, cumpriu seu papel crucial de debater e deliberação de políticas públicas, mobilizando dezenas de pessoas, autoridades e entidades em torno do tema central: "Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência: agora e no futuro para um Brasil mais inclusivo".
O evento, organizado pela Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, através da Casa da Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), teve sua abertura marcada pela presença de diversas autoridades. Estiveram presentes o Prefeito Junão, a Primeira-Dama Marta Barbar, o Vice-Prefeito Renan Lelis, a Vereadora Maria Adriana Gomes, a Diretora de Assistência Cida Ferreira, e o Presidente do CMDPDC, Rodrigo Bernardes.
A pauta de abertura também contou com a valiosa contribuição do palestrante, Dr. Heber Assis Leite.
Em seu discurso, o Prefeito Junão destacou a importância das deliberações na conferência para a melhoria das políticas públicas e também os serviços que a administração municipal tem implementado em prol das Pessoas com Deficiência (PCDs). O Chefe do Executivo aproveitou a ocasião para anunciar uma novidade na cidade: a instalação de uma academia ao ar livre adaptada, visando promover mais saúde, bem-estar e acessibilidade.
Entre as entidades e grupos que compuseram o público e a mesa de debates estavam a Sogube, Apae, SOS, IORM, CAPS, Associação da Melhor Idade, o Coral Raízes, entre outros.
PONTO ALTO: INTEGRAÇÃO EMOCIONANTE E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
O momento mais tocante da Conferência foi a apresentação do Coral Raízes em emocionante integração com os atendidos da APAE de Guaíra. A performance simbolizou de forma artística e poderosa o tema da inclusão, ressaltando a importância da arte e da colaboração para a plena participação social dos PCDs.
Ao longo do dia, o encontro cumpriu os objetivos de analisar, propor e deliberar sobre a gestão das políticas de garantia de direitos no município, com as discussões organizadas em cinco eixos temáticos: Controle social e participação efetiva; Garantia de políticas públicas e avaliação psicossocial; Financiamento de políticas públicas; Promoção da acessibilidade e cidadania; Desafios da comunicação universal.
A programação também reservou espaço para um momento de extrema importância democrática: o Pleito Eleitoral. Nele, foram eleitos os representantes da sociedade civil e do poder público que atuarão como delegados de Guaíra na Conferência Estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
