Escolas em Campanha Contra Desperdício Alimentar
A Diretoria Municipal de Educação de Guaíra está aproveitando a hora do almoço para uma lição prática e urgente. Na EMEF Francisco Gomes foi realizada mais uma "Gincana Contra o Desperdício", uma competição saudável que mobilizou centenas de alunos, professores, merendeiras e nutricionistas durante uma semana inteira.
O desafio era claro: qual turma desperdiçaria menos comida? O descarte de cada ano foi pesado diariamente em baldes identificados. A vitória foi calculada pelo menor volume de resíduos, tanto por sala quanto por aluno.
A campanha destacou um problema global crítico, transformando conscientização em ação direta. E os grandes vencedores? A turma do 5º ano! Eles conquistaram o título ao jogar significativamente menos comida no lixo e ainda incentivar os colegas ao longo da competição.
Como recompensa, os alunos saborearam um lanche especial de pipoca doce de leite ninho. Mais do que um prêmio, a gincana serviu como um poderoso momento de reflexão, tirando toda a comunidade escolar da zona de conforto para enfrentar um problema cotidiano.
O desperdício de alimentos é um problema global grave, que resulta em problemas econômicos, insegurança alimentar e fome.
A ESCALA DO PROBLEMA
Estima-se que aproximadamente um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano no mundo é perdido ou desperdiçado a cada ano. Isso equivale a cerca de 1,3 bilhão de toneladas, um número avassalador com consequências profundas.
O desperdício representa um colossal Descarte de recursos financeiros. Agricultores, empresas da cadeia alimentar e consumidores domésticos perdem bilhões de dólares anualmente com comida que é jogada fora. Esse custo é repassado a toda a sociedade, encarecendo o sistema alimentar como um todo.
O paradoxo é chocante. A comida que é desperdiçada seria mais que suficiente para alimentar os quase 800 milhões de pessoas que passam fome no mundo. O desperdício ocorre em um contexto de profunda desigualdade no acesso aos recursos alimentares básicos.
Guaíra