Saúde - Sexta-feira, 29 de Julho de 2022

Com nova equipe de cirurgiões, Santa Casa de Guaíra chega a realizar 10 cirurgias do SUS em um dia

Entre as cirurgias, uma inédita, Uretolitotrispia a Laser. Antes, o hospital realizava uma média de 13 procedimentos cirúrgicos por mês. Agora, em menos de 30 dias (somente em julho), já foram 27

Sob intervenção da prefeitura de Guaíra, com uma nova interventora à frente da direção, a Santa Casa de Guaíra tem aprimorado os seus serviços à população guairense, dando um passo importante para a saúde pública.

Com uma nova equipe de cirurgiões, houve um grande avanço na frequência e qualidade dos procedimentos.

Para se ter uma base, a Santa Casa realizava uma média de 13 procedimentos cirúrgicos do SUS por mês (período de janeiro a junho). Agora, em menos de 30 dias (somente em julho), já foram realizados 27 cirurgias, entre elas, procedimentos como trauma abdominal, trauma de bexiga, tromboembolectomia, laparatomia para resolução de isquemia mesentérica, entre outras.

A equipe de cirurgiões, inclusive, realizou um procedimento inédito no município, Uretolitotrispia a Laser, uma cirurgia de cálculo renal com implantação de cateter duplo J, um avanço da instituição para a população guairense.

“É um orgulho dizer que o nosso hospital realizou em um dia 10 procedimentos cirúrgicos, além de cinco endoscopias. Estamos com uma equipe muito boa, interagida que quer ver a Santa Casa funcionando, a UTI cumprindo seu papel muito bem e com a habilitação ministerial em trâmite. Mesmo com algumas dificuldades na compra de materiais e medicamentos estamos caminhando", explica Franciene Lucas, interventora da unidade.

“Antes eram realizados dois procedimentos cirúrgicos eletivos por semana e já no mês de julho são realizados em média dois por dia. Agradeço pelo empenho de todos os profissionais e de todos os funcionários da Santa Casa que estão engajados em colaborar com o bom funcionamento da nossa instituição. Agradeço a todos pelo apoio neste período que estou como interventora e ao prefeito Junão pela confiança no trabalho”, adiciona.

O prefeito Junão celebrou a grande notícia. “Tenho uma grande paixão por esta Santa Casa e desde o início de nossa gestão temos olhado para o hospital com carinho, tentando resolver os problemas, as dívidas, buscando recursos com deputados e estado, para amenizar a situação. Uma das nossas prioridades é o pagamento dos salários  e honorários visando a valorização dos nossos profissionais, e dar condições dignas de trabalho. Hoje, comemoramos este grande passo que a nossa saúde pública está dando com este avanço da nossa Santa Casa”, finaliza Junão.