Cultura - Segunda-feira, 11 de Julho de 2022

36º Undo Kai mantém a cultura nipônica em Guaíra

No dia 10 de julho de 2022, aconteceu na sede da ACENB (Associação Cultural Nipo Brasileira) em Guaíra, o 36º Undo Kai, uma tradição da colônia japonesa que contou com um grande público, entre elas empresas, convidados e autoridades, como o prefeito Junão e a primeira-dama Marta Barbar.

Na cerimômia de Hasteamento das Bandeiras, o presidente da ACENB, Fabio Uemura, hasteou a bandeira da Associação, o prefeito a do Brasil e, o homenageado do dia, Rafael Takahashi a bandeira do Japão.

Com apresentação do grupo de Taikô, que com seus tambores valorizou a cultura japonesa em nosso município, a programação teve início com exercícios físicos e alongamento – Taissô – coordenados por Edson Kaneko, que contou com a participação de todos os convidados.

Para iniciar os trabalhos, Rafael Takahashi ficou encarregado de levar a chama até a pira olímpica e assim começou um dia de muitos esportes, confraternização e negócios, uma vez que dezenas de empresas montaram stands para apresentação e comercialização dos seus produtos.

O Prefeito Junão compareceu ao evento como chefe do administrativo e também como expositor e, na oportunidade, anunciou melhorias urbanas na região do clube. “É um prazer participar do Undo Kai como prefeito, como convidado e como empreendedor. A cultura japonesa está integrada em nossa sociedade, assim temos que prestigiar esta colônia que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso município. Devemos destacar essa presidência jovem, sob responsabilidade de Fabio Uemura, que merece todo o apoio dos tradicionais e também da nossa comunidade, para conduzir seus trabalhos com êxito.”

UNDO KAI

O Undo Kai traduzindo ao pé da letra do japonês para o português significa “reunião ou encontro de esportes” e tem no seu cerne a integração de gerações e da colônia japonesa com a comunidade, funcionando como uma gincana esportiva, que no Japão ocorre no início da primavera. O evento comemorou o 62º Aniversário de fundação ACENB.