Saúde - Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022

Outubro Rosa: após grande adesão da carreta do Pio XII, Guaíra prepara ações nas USF’s

A diretoria municipal de saúde está preparando ações de conscientização, que ocorrerão em todas as Unidades de Saúde da Família, destacando a importância de medidas preventivas para as mulheres

O mês de outubro chegou. Marcado pela cor rosa e por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, em Guaíra, o mês terá ações de conscientização, com o objetivo de  compartilhar informações sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico.

Quanto aos exames, o município recebeu recentemente a carreta do Pio XII, alcançando alto número de adesão das mulheres guairenses. Foram realizadas 1.653 mamografias e 1.662 exames de papanicolau. Nas USF’s também ocorre coleta de exame citopatológico, que detecta precocemente o câncer de colo de útero.

Agora, a diretoria municipal de saúde está preparando ações de conscientização, que ocorrerão em todas as Unidades de Saúde da Família, destacando a importância de medidas preventivas para as mulheres. “Nosso intuito é proporcionar maior acesso às cidadãs, a fim de prevenir o câncer de colo do útero, bem como orientações sobre o câncer de mama”, afirma a chefe da atenção básica de saúde, Monique Dias Ribeiro.

O Outubro Rosa surgiu no início da década de 1990 e é anualmente celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade entre as mulheres acometidas pelo câncer de mama.

Em alusão ao mês, a prefeitura de Guaíra também modificou as cores do seu website, com ícone referente ao “outubro rosa”. As cores do “Eu Amo Guaíra” também estão aderindo à data.