Cultura - Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022

Museu Municipal é revitalizado e recebe autoridades nesta quinta-feira, 06

Como parte da programação do 24º Encontro Cultural de Arte Livre de Guaíra, o departamento municipal de Cultura irá realizar um coffee break com a presença de autoridades, no Museu Municipal “Maria Carolina Alves Lellis” (Rua 6, nº 378 - Centro), após o espaço ter passado por uma revitalização. A cerimônia ocorrerá a partir das 09h e contará com a presença do prefeito Junão e da primeira-dama Marta Barbar Silva.

“Convidamos a todos para apresentarmos, oficialmente, a revitalização que fizemos no museu, para atender a comunidade da melhor maneira possível. Hoje, o museu não só apresenta a história de Guaíra para os turistas, como também é palco para algumas das oficinas culturais, como violão, desenho, teclado e acordeon. Esperamos que os guairenses aproveitem mais este ponto turístico do município e conheçam um pouco mais do nosso passado”, afirma Deise Garcia, chefe do departamento municipal de Cultura.

De acordo com a responsável pela pasta, o museu, após ficar paralisado por mais de dois anos, recebeu a devida atenção para voltar com seu funcionamento. “A atual administração revitalizou o local, instalando internet, telefone e computadores, pintando os cômodos e retirando quase cinco caminhões de entulho do prédio”, completa.

MUSEU MUNICIPAL

Fundado a partir de 1996, por iniciativa de famílias tradicionais do município, o Museu Municipal “Maria Carolina Alves Lellis” passou a reunir importantes objetos como móveis, vestimentas, utensílios, quadros e fotografias e até mesmo documentos que retratam a histórica econômica, política, social e cultural de Guaíra. Algumas cenas do cotidiano também são retratadas a fim de demonstrar aos visitantes como era o dia a dia das primeiras pessoas a povoarem o município.

O rico acervo do museu, que recebe o nome da esposa de um dos fundadores do município, o Capitão José Custódio de Lellis e Silva, a senhora Maria Carolina Alves Lellis, conta com centenas de fotos e relíquias, como o primeiro Jornal O Guaíra, ofícios de vereadores datados de 1929 – ano da emancipação política – e peças, como um moinho de café de ferro e madeira, datado do século XIX, que pertenceu ao próprio Capitão José Custódio.